Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Louvor Eletro-Acústico
(Paulo César Baruk)

Roberto Azevedo em 20/07/2006
Para o Super Gospel
Louvor Eletro-Acústico

Compre este CD agora

Faixas:
1. Reina em Mim
2. Só Quero Estar
3. Viver em Comunhão
4. Te Amo Tanto
5. Dependo de Ti
6. Meu Senhor Jesus Cristo
7. Quanto Amor
8. Tu És Santo
9. Oh Glória
10. É Bom Louvar
11. Prostrado
12. Confiar em Ti / O Choro
O nome Paulo César Baruk evoca distintas e inúmeras qualidades, todas estas, com certeza advindas da unção do Espírito Santo.

Com um ministério apaixonado, Baruk conquista cada vez mais admiradores. São pessoas que se identificam com a alegria que reside no coração deste adorador e também se impressionam com sua inegável musicalidade.

Seus trabalhos, seja em seus próprios CDs, seja em participações nos discos de outros artistas, como músico, cantor, produtor ou arranjador, destacam-se competência, que resulta em extrema devoção ao Senhor.

Baruk começou na música ainda adolescente, integrando corais, bandas e orquestras como instrumentista. Aos dezoito anos já gravava em estúdio fazendo backing vocal em vários CDs evangélicos e seculares. Com bastante carisma, uma bela voz e muita sensibilidade, Baruk caminhou naturalmente para uma carreira solo.

Versatilidade, poesia, interpretações mergulhadas em sentimento, baladas inspiradoras e som contagiante. Estes são alguns dos ingredientes contidos nos trabalhos musicais realizados no decorrer da carreira deste expoente da música gospel brasileira.

Suas canções falam de um Deus amoroso, que se preocupa com cada um de nós individualmente. Soul, funk, rock e R&B, são os ritmos usados por Baruk para louvar o Senhor. Baruk sabe usar, com total liberdade e domínio, cada um deles, aplicando muito bem todas as técnicas referentes a esses tipos de música.

Uma interpretação contagiante de Reina em mim (Lord, reign in me de Brenton Brown – Vineyard Songs) dá inicio a noite de louvor e adoração cujo registro originou o cd e dvd Louvor Eletro Acústico, o quinto de sua carreira. Nesta primeira canção já temos acesso a carismática interação de Baruk com a platéia, fato que será uma constante durante todo o evento, ao lado das dinâmicas do back vocal e da banda Salluz.

Com uma levada pop-rock, a canção Só quero estar dá continuidade ao clima de louvor e júbilo iniciado na canção anterior. Nos versos temos menção as palavras do rei Davi no salmo 84. “Eu só quero estar em Tua casa. Eu só quero viver em Tua presença. Vale mais um dia Teus átrios do que mil em outro lugar”.

Viver em comunhão versa sobre o salmo 133 em ritmo de soul, com destaque para a pegada funkeada das estrofes, o competente naipe de metais e para as nuances dos vocais. “Oh quão bom e quão suave viver em comunhão com meus irmãos” (e minhas irmãs). Baruk ainda usa de sua criatividade ao cantar usando um fonoclama (auto-falante portátil) que cria um efeito interessante.

Te amo tanto faz parte do momento acústico do culto. Traz um clima mais contemplativo e uma letra cheia de poesia que trata sobre adorarmos a Deus em nosso viver diário não só pelo que Ele pode nos fornecer, mas pelo o que Ele é, Senhor e Salvador de nossa vidas e nossa esperança de vida eterna.

Mantendo o clima acústico-contemplativo da faixa anterior, Dependo de Ti é uma canção de contrição e entrega que traz uma bela interpretação de piano e um naipe de cordas que demonstra toda a qualidade que envolveu esta produção. No final temos uma subida de dinâmica executada pelos vocais que envolve e contagia. “Para me curar, para me ensinar, o caminho que devo seguir. Podes me usar como tu bem queres, abro o meu coração”.

Terminando este momento de adoração com canções mais lentas Meu Senhor Jesus Cristo é uma oração de oferta e reconhecimento com métrica melódica em formato ideal para interpretação do coral. E que interpretação maravilhosa. Realmente ficou muito bonita. Glórias a Deus.

Com efeitos percussivos e um violão cheio de groove, Quanto amor de Massao Suguihara (líder de louvor do Minsitério Adoração e Adoradores que está para lançar seu segundo trabalho agora em 2006) que já foi gravada pelo Groove Soul em seu primeiro trabalho, vem somar ao excelente repertório do disco. “Oh Deus Te louvo pelo Teu amor, Tu mudaste o meu interior e agora eu posso viver pra transmitir esse amor que vem de Ti”. Conta ainda com a participação da platéia marcando a cadencia com as palmas.

Tú És santo traz um excelente dueto vocal entre Baruk e Thiago Grulha.

A canção que mais gostei foi Oh glória. Soul de primeira com um arranjo ótimo e pegada tipo “earth, Wind e fire”. Destaque para o incidental em clima de salsa no meio da música e também para os breaks no final da mesma. Excelente.

Quem adquirir o dvd vai ter a oportunidade de assistir as “adaptações incidentais” da canção com rápida participação de Serginho Saas (Raiz Coral) presente na platéia e um vibrante solo de bateria com Alexandre Aposan.

É bom louvar é uma canção de agradecimento que traz um arranjo violão e voz no início que ficou muito bem executado.

Prostrado traz um excelente dueto entre Baruk e Luciano Claw. Claw, que lançou no início de 2006 o álbum Sentimentos e produziu em 2005 D´alma do apocalipse 16, tem despontado como um dos grandes nomes no cenário da black music nacional.

Confiar em Ti/O choro são duas canções sobre confiança que trazem uma interpretação piano e voz no inicio não tenho aqui como expressar, só mesmo ouvindo vocês vão saber. Temos também a participação da esposa de Baruk, Rebeca Nemer, interpretando a canção com libras. (linguagem por sinais para deficientes auditivos). É bom lembrar que no dvd o culto tem uma versão realizada com o suporte desta linguagem.

Pra quem não adquirir o dvd, neste momento chegamos a faixa bônus que são as “adaptações incidentais” da canção Oh glória. Vale a pena conferir.

Louvor Eletro Acústico concorreu ao Troféu Talento de melhor versão e melhor cd independente. Não levou, mas merecia.

Recentemente P. C. fez a direção vocal do disco Comunhão e adoração 5, ministrado por Dany Grace e liderou nada mais, nada menos que Saas, Ton Carfi e André Calore, ambos do Raiz Coral e Link 4. Participou também da apresentação do Troféu talento 2006. Baruk possui outros 4 álbuns gravados em estúdio, lançados respectivamente em 1997, 1999, 2001 e 2003. Com certeza é uma discografia que não pode faltar na casa de ninguém que curte boa musica, não só pela arte, mas também pela unção (Salmo33:3).

Termino com uma frase de Baruk no encarte que me marcou muito. “Se Deus não te tocar através de tudo o que fizemos neste cd e dvd...de nada terá valido todo o esforço!”

Ósculos e amplexos (beijos e abraços...rs).


Compre o CD Louvor Eletro-Acústico na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.