Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Quero me apaixonar
(Diante do Trono)

Análise feita pelo colaborador:
Rogério Olimpo (r_olimpio@yahoo.com.br)
Mais de dois milhões de pessoas, no que prefiro não chamar de show, mas de culto. Pois o sentimento e a motivação eram comuns no que se refere a buscar a presença de Deus. Todos os elementos estavam devidamente alinhados, os vocais, os corais, os instrumentistas, os bailarinos e os intercessores. Posso dizer com toda a certeza que todos estavam em um mesmo Espírito, e enquanto tudo fluia organizadamente Deus ia sendo engrandecido em todo o tempo.

Eu e minha esposa (grávida de 6 meses) fizemos parte da equipe de intercessores para este evento, eramos um total de aproximadamente 600 intercessores que participaram de um relógio de oração e jejum (24x7) para que tudo ocorresse tranquilamente. Durante este período pudemos presenciar que cada pessoa deste ministério mantém um padrão de humildade e compromisso com Deus, a ponto de que cada possui testemunhos para contar, e cada pessoa busca cumprir os seus propósitos diante de Deus, sendo cada um deles um adorador e não apenas um integrante.

O "Ministério Diante de Trono" sob a liderança de Ana Paula Valadão Bessa, neste que é o seu sexto trabalho, têm mantido o que tem feito desde seu primeiro trabalho, inovação sem se preocupar, letras que todos nós gostariamos de ter orado, e distância da imagem de ídolo ou popstar. Como a própria Ana Paula disse certa vez no programa dominical do DT na RedeTV!: "O Diante do Trono era um sonho de Deus e uma promessa para minha vida" disse ela, todos os integrantes assimilaram esta idéia e se encontram debaixo desta premissa, obedecendo esta liderança. É muito bonito ver este empenho.

Geralmente as pessoas criam grandes expectativas quando se fala em CD do "Diante do Trono", até minha filha de 3 anos cria, então na primeira vez em que se ouve parece tudo novo e se começa a comparar com os anteriores que foram ouvidos várias vezes. Mas ao ouvir com tempo prestando atenção nas letras, você percebe que o nível foi mantido ou excedido e que este trabalho não deve nada aos anteriores.

Em "Manancial Remix" vemos uma abertura surpreendente, ao colocar uma música consagrada em uma versão mais contextualizada ao público jovem. A música inicia em formato clássico como a original sendo depois mixada com sequências e batidas tecno bem ao estilo "jungle". Não podemos deixar de reconhecer o espaço e a aceitação que a música eletrônica em geral tem tomado na sociedade atual, sendo esta uma ótima iniciativa do DT em reservar um espaço na adoração aos adeptos e simpatizantes deste estilo.

Em "Com Intensidade" temos uma música de exaltação daquelas que parecem ser bem simples e despretenciosas, mas ao analisarmos sua mensagem principal nos encontramos declarando uma verdade profunda e importante: "Nossa adoração ao Senhor deve ser uma celebração intensa de todo o nosso ser". Certa vez ouvi dizer que a pra. Isabel Coimbra do DT disse que "Dança é adoração com intensidade", considerando isto, esta música torna-se um convite a dançar na presença de Deus.

Ainda na exaltação temos a música "Invoco o Senhor", com aparência de Salmo e clima de guerra esta música demonstra um adorador que reconhece a batalha em que se encontra e sabe as proezas e vitórias que acompanham o Deus a quem ele segue, deste forma este adorador já comemora e testemunha os feitos de Deus em sua vida. Destaque para a coreografia com bastões apresentada durante esta música.

Estávamos todos os intercessores reunidos horas antes da gravação, quando fomos instruídos a orar pela vida do casal Helena e João Lúcia Tannure (ambos integrantes do DT) e principalmente pelo filho(a) caçula deles que estava completando um ano de vida naquele dia e, havia chego a informação de que, estava internado no hospital por desidratação, oramos todos naquele momento e durante a gravação pudemos perceber a confiança e determinação com que a Helena cantou a canção "Lugares Altos", onde a letra afirma que o Senhor nos faz andar em lugares altos, acima dos problemas e situações adversas desta vida. Semanas depois no programa do DT a Ana Paula estava com a Helena falando sobre este fato, e a Helena disse que o Senhor os questionou se eles iriam voltar para BH para cuidar do filho aniversariante hospitalizado perdendo assim a gravação ou se iriam permanecer para a gravação confiando em Deus e andando em lugares altos, vivendo a música que iriam apresentar na realidade e na prática. Destaque para a coreografia novamente, onde as garotas eram levantadas dando passos no alto.

Antes de comentar a música "Quero me apaixonar" gostaria de citar que entre "Lugares Altos" e "Quero me apaixonar" aconteceu muita coisa na gravação, cânticos espontâneos, intercessões regionais, entre outras coisas. É uma pena não caber tudo isto no CD.

Para entender a faixa-título "Quero me apaixonar" e assim o propósito deste CD como um todo, faz-se necessária a leitura do comentário da Ana Paula feita no encarte e do mesmo modo o entendimento do texto de Apocalipse 2:3-5 como não apenas para os afastados da igreja, mas também para aqueles que estão dentro das igrejas servindo e atuando por obrigação. Mais do que uma melodia envolvente, mais do que o sentimento de quebrantamento facilmente perceptível na vóz de Ana Paula, é uma música que nos leva ao exame de nossas motivações na obra de Deus, onde estaremos cantando assim uma expressão do desejo de trabalhar e servir ao Senhor com paixão.

Na sequência temos "Seja o Centro", uma música mais lenta com instrumentos de cordas bem trabalhados, com o dueto de Ana Paula e Nívea Soares e com frases de adoração que juntos constituem esta linda canção teocêntrica de adoração.

"Quero tocar-te", música escrita por André Valadão e solada por Mariana Valadão, esta música apresenta o caso relatado em Lucas 8:43-48, onde uma mulher foi curada de uma hemorragia ao tocar nas vestes de Jesus, muitos estavam encostando nele enquanto esta mulher o tocou numa atitude de adoração e dele saiu poder. Para cantar conscientemente frases como 'sei que posso alcançar teu coração com meu louvor', é necessário ser realmente um adorador, viver para adorar.

Na música "Tu és o Cordeiro" o trio Ana Paula, Graziela Santos e Soraya Gomes entoa frases de adoração e reconhecimento do precioso sacrifício vicário do Senhor Jesus. Podemos imaginar o nosso Senhor em forma cordeiro sendo imolado pelo sacerdote, sofrendo em silêncio para nos salvar e livrar do peso do pecado. Como no caso de Abraão no sacrifício de Isaque, Deus proveu o Cordeiro. Linda coreografia sobre a crucicifação e a ascensão de Jesus completam esta música.

Na segunda composição de André Valadão "Eu nasci de novo", vemos as marcas registradas do DT, uma letra cheia de referências bíblicas, ótimo trabalho vocal (desta vez no dueto Ana Paula e André Valadão), cânticos espontâneos, ministrações poderosas e verdades profundas apresentadas de forma simples. Destaque para a versão em vídeo, onde é possível ver as expressões espontâneas de alegria dos componentes do DT nesta canção.

Fechando o CD temos a faixa "História de Amor", assim como na faixa-título, melodia envolvente e letra profundamente apaixonada e decidida resumem esta canção de quem quer contar para os quatro cantos da terra a linda história de amor de quem nos amou primeiro. Mais uma vez o DT encerra um CD com uma música com caráter missionário incluindo as nações no alvo e o 'anunciar' no propósito dos corações apaixonados.

Infelizmente, é impossível reduzir um culto de mais de quatro horas em um CD de pouco mais de 70 minutos sem que se corte partes e momentos importantes, fica a expectativa de que os cânticos espontâneos, as pregações, os momentos de entrega e os momentos proféticos estejam no DVD, uma vez que também não estão no VHS.

Muitas pessoas mobilizadas, intercessores em diversos estados, muita humildade e compromisso com Deus, muita expectativa em busca de realizar um sonho e um ideal que vieram diretamente do Trono de Deus, para sua serva escolhida Ana Paula Valadão. Eu estava assistindo ao programa dominical do Diante do Trono na RedeTv! quando a Ana Paula divulgou no programa de TV de que Deus ordenou e desta mesma forma haveriam "três grandes ajuntamentos" sendo um no Rio (que foi o 'Brasil Diante do Trono'), um em Brasília (que foi o 'Nos Braços do Pai') e um último que seria em São Paulo, lembro-me que até me animei com a expectativa de uma gravação de CD deles aqui perto. Realmente era um sonho de Deus e se realizou da maneira como foi dito, graças à Deus por isto.

Trabalhando como intercessor não pude ver mais do que o telão me mostrava, mas valeu a pena saber que fiz parte desta história, além de ler a última página do encarte sabendo que aqueles agradecimentos são para mim também. Numa próxima gravação terei a chance de estar e ver o que não vi nesta. Tenho certeza.

Fica a expectativa para a próxima gravação, enquanto não chega vamos ficar declarando o quanto queremos nos apaixonar por Deus, degustando cada uma dessas músicas e remoendo cada versículo contextual nas letras, porque foi para isto que nascemos: "Para adorar a Deus!".

Para o próximo trabalho: Estaremos no aguardo, sabemos que há mais de Deus e para Deus. Então que venha...


Compre o CD Quero me apaixonar na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.