Análises

Cry Holy (Sonicflood)

Éber Freitas Dias em 16/08/04 6168 visualizações
A banda SONICFLOOd surgiu de dentro de um verdadeiro "BOOM" de bandas com o intuito de produzir músicas de adoração modernas, entre elas, Delirious, Fusebox, Mercy Me, By The Tree, entre outras bandas e artistas [se podemos chamá-los de "artistas"].

O primeiro disco de SONICFLOOd [Gotee Records - 1999] auto intitulado, teve grande repercussão no mundo musical cristão, apresentando arranjos diferenciados para hinos/cânticos já conhecidos do público, além de participações especiais como a de Kevin Max [integrante da banda "dc Talk"] na música "Something About That Name" [linda por sinal]. A banda começou a receber cada vez mais "status" no mercado. Em pouco tempo já estavam promovendo suas próprias turnês, vendendo cerca de 500.000 unidades de cds. Alcançou o segundo lugar no ranking de vendagens de cds de louvor e adoração durante o ano de 1999, permaneceu por dois anos consecutivos entre os Top10 no ranking de música Rock/Alternativa além de outros títulos.

Mas nem tudo foi um mar de rosas na história do grupo. Em meados de 2001, uma notícia veio chocar a muitos daqueles que já admiravam o grupo, com a saída do cantor e cérebro musical da banda Jeff Deyo, resultado de uma decisão que a banda tomara. Um tempo mais tarde, outros três outros membros sairiam para tomar outros rumos em suas "carreiras" musicais. Sabendo-se que o grupo era composto por cinco integrantes, sobrou apenas um, que foi Rick Heil, até então baixista da banda original.

Muitas pessoas chegaram a pensar que tudo estava acabado, mas em pouco tempo, Rick Heil chamou alguns amigos e conseguiu remontar o SONICFLOOd, lançando em 2001 um novo cd chamado "Resonate" [INO Records]. Rick Heil assumiu então a posição de líder, vocalista e guitarrista juntamente com quatro outros músicos talentosos. Muitos podem pensar que Rick Heil reuniu a banda novamente apenas pelo interesse comercial de uma banda, mas não é isso que pudemos enxergar em recente entrevista concedida ao site SuperGospel.com.br, onde vemos um grupo comprometido com a missão que Deus lhes deu e tem se esforçando para fazer o melhor que podem.

"Resonate" mostrou para todos uma nova face da banda, como se o verdadeiro SONICFLOOd não existisse mais, fato compreensível, pois era Jeff Deyo quem conduzia a banda musicalmente. Não chegou a ser um fracasso, mesmo porque quando as coisas são feitas por Deus e para Ele nada é fracasso, mas em conseqüência de todos os acontecimentos, "Resonate" não teve boas críticas nem vendeu tanto quanto o primeiro trabalho. Olhando por outro lado, aqueles que estavam interessados em uma verdadeira expressão de louvor e adoração teceram bons comentários e compreenderam os fatos que modificaram tanto a "cara" da banda.

Agora em 2003, com um novo público, uma nova cara e novas propostas já sedimentadas pelo projeto anterior, SONICFLOOd lança o que seria o segundo cd da nova fase: "Cry Holy" [Clamem Santo].

Devo confessar que a primeira vez que ouvi as músicas pensei comigo: e o que este cd trás de novidade? Apenas duas músicas são originais da banda, a saber, a primeira faixa "Cry Holy" que se trata de uma parceria com Marc Byrd [produtor deste trabalho e participante de projetos como City On a Hill e GlassByrd, uma dupla com sua esposa] e "I Will", ultima faixa do disco.

Porém, quanto mais eu ouvia, mais podia perceber a beleza das músicas e arranjos super bem feitos, mostrando assim a qualidade técnica do grupo, e agora posso dizer que "Cry Holy" é um ótimo cd! Talvez ainda não chegue à altura do primeiro, mas podemos ver que a banda tem crescido mais e mais na vontade de levar as pessoas a uma experiência verdadeira de adoração.

As músicas do cd se resumem a cantar verdades Bíblicas de exaltação e agradecimento a Deus. Lindas melodias num estilo pop/rock foram re-gravadas pela banda, como novos arranjos como "Everyday" de Joel Houston, "Here I Am To Worship" de Tim Hughes, "Unconditional" de Marc Byrd e Steve Hindalong. Um dos pontos altos do cd é a música "Famous One" de Chris Tomlin e Jesse Reeves, onde declaram que neste mundo, onde existe tanto interesse no mundo musical e no mundo em geral, Jesus Cristo é a única pessoa realmente famosa e que merece toda a nossa adoração!

A melodia que mais me cativou em todo o cd foi "I Will Exalt The One". Simplesmente linda, com uma linda letra e lindos arranjos instrumentais.

A ultima música "I Will" finaliza o cd de forma grandiosa e com um gostinho de "quero mais". Por ser uma música de alta qualidade, poética e musicalmente falando, e tendo sida composta pela própria banda, temos uma certa idéia do que podemos esperar em um próximo cd.

"Resonate" chegou ao Brasil e tem sido um sucesso de vendas. Esperamos que "Cry Holy" também seja distribuído aqui e possa abençoar nossas vidas, assim como já tem abençoado a vida de muitos!
Cry Holy

(CD) 01/03


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Sonicflood

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook