Notícias

Os 10 melhores álbuns de 2019 segundo o Super Gospel

Menos álbuns e mais singles fez final da década menos prolífica que anos anteriores

Redação em 06/12/19 123 visualizações
Os 10 melhores álbuns de 2019 segundo o Super Gospel

A música evangélica em 2019 certamente foi a de menor número de álbuns desde os anos 1980. O foco em singles, intensificado na metade desta década, atinguiu o seu ápice. Apesar disso, a onda de canções individuais não significou, necessariamente, melhores produções. Mesmo assim, alguns artistas não optaram pelas tendências industriais do mercado evangélico e resolveram liberar discos. Os projetos refletiram diferentes direções, como Gerson Borges literário, Diante do Trono voltando a colaborações antigas sem copiar o passado e até Preto no Branco fazendo festa. Assim, confira os 10 melhores álbuns de 2019, conforme seleção da equipe do Super Gospel.

Critérios de seleção: Os álbuns presentes nas nossas listas anuais devem ter conteúdo inédito (projetos de covers, regravações e exclusivos de versões internacionais não são inclusos) e lançados entre 1 de janeiro de 2019 até a presente data. São considerados álbuns projetos com mais de 30 minutos e/ou com no mínimo 7 faixas.


10. Lado Único - Paulo César Baruk
Salluz Productions

Depois de atingir seu auge com Graça (2014), Baruk optou por registros comemorativos e secundários, e Lado Único é o seu primeiro trabalho a apostar em material inédito. O resultado é mais irregular em comparação aos anteriores por apostar em canções pop num ambiente comunitário, mas ainda é cercado da mesma ousadia que fez o cantor ser um dos maiores nomes desta década. (análise)

Avaliação: 3,5/5

Para ouvir: Eu Clamo a Ti


9. Abba - Bruna Olly
Sony Music Brasil

Bruna tinha sede pelo congregacional desde Deus Faz Além (2016) e em Abba se mostrou totalmente à vontade. A produção musical de Adelso Freire é condizente com a simplicidade do projeto, que alterna composições nacionais e algumas versões. (análise)

Avaliação: 3,5/5

Para ouvir: Hosana


8. Jesus - Nívea Soares
Onimusic

Condizente com seus trabalhos recentes desde o divisor de águas Emanuel (2010), Nívea Soares mantém a atmosfera congregacional de teor pop rock em Jesus que, apesar de ter menos faixas em comparação a registros antecessores, não faz feio.

Avaliação: 3,5/5

Para ouvir: Jesus


7. Outra Vez - Diante do Trono
Onimusic

A década de 2010 foi um período difícil para o Diante do Trono, que se viu na tensão de abrir mão do seu som clássico e, ao mesmo tempo, estar extremamente apegado ao seu repertório antigo em vários projetos de regravações. A solução definitiva veio com Outra Vez, álbum que recupera a antiga parceria de Ana Paula Valadão com o tecladista e ex-integrante Gustavo Soares em um material completamente novo. (análise)

Avaliação: ★★★★☆

Para ouvir: A Sua Voz


6. Preto no Branco 3 - Preto no Branco
Universal Music

Sem Weslei Santos, Clovis Pinho expandiu o lado festivo do Preto no Branco em seu terceiro registro. É um ode à cultura negra no Brasil, e mescla o black e soul até com o axé baiano. Tudo isso é ornamentado com uma série de participações especiais, mas Clovis nunca fica ofuscado. (análise)

Avaliação: ★★★★☆

Para ouvir: Se Organize


5. Singular - Guilherme Borré
Independente

Borré não esconde suas influências do novo movimento. Apesar disso, o primeiro álbum do capixaba é muito mais folk do que rock alternativo, mais poético do que crítico, embora até seus versos mais incisivos são cantados com uma naturalidade típica de um cantor ainda não fortemente explorado pelo show business. (análise)

Avaliação: ★★★★☆

Para ouvir: Decência e Ordem


4. Lá de Casa - Marcos Almeida
Ciriguela Sound

Depois de anos revisitando o repertório do Palavrantiga, Marcos Almeida assumiu sua face de artista solo com músicas inéditas. E o resultado foi positivo: Lá de Casa é uma obra empolgante, solar e madura. Além disso, é menos sisuda e menos presa ao rock alternativo de sua banda. (análise)

Avaliação: ★★★★☆

Para ouvir: Que Onda


3. 360 Graus - Eli Soares
Universal Music

Eli é um artista completo, e 360 Graus é o trabalho que mais valoriza sua imagem de cantor, compositor e produtor musical até agora. Repleto de composições autorais, é um trabalho refinado de banda e também do próprio músico na construção de harmonias. (análise)

Avaliação: ★★★★☆

Para ouvir: Não Existe Impossível


2. Os Quatro Amores - Gerson Borges
Ciriguela Sound

Baseado no livro homônimo de C. S. Lewis, Os Quatro Amores foi anunciado desde 2016. Apesar da demora de lançamento, o álbum de Gerson Borges não soa velho. Com o nível de pretensão de clássicos como A Volta do Filho Pródigo (2006) e Nordestinamente (2009), o disco é uma reflexão aprofundada sobre o amor.

Avaliação: ★★★★☆

Para ouvir: Flora, Flor


1. nada além de um instrumento - Purples
Independente

Purples é um dos nomes mais potenciais do atual pop-congregacional. As referências da banda vão muito além dos grandes nomes do worship, suas letras partem de uma tradição reformada, a produção de Paulo César Baruk dá versatilidade ao som dos músicos e a química dos vocalistas Júlio Cesar Filho e Greyce Conti é inegável. (análise)

Avaliação: ★★★★☆

Para ouvir: firmado

360 Graus

(CD) 01/19


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Lá de Casa

(Álbum) 10/19

(4,8/5)
Total de votos: 4

Ouça e dê sua nota

Lado Único

(Álbum) 01/19


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

nada além de um instrumento

(CD) 01/19


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Outra Vez

(Álbum) 09/19

(4,9/5)
Total de votos: 40

Ouça e dê sua nota

Preto no Branco 3

(CD) 01/19


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Singular

(CD) 01/19

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Abba

(CD) 01/19

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Os Quatro Amores

(Álbum) 11/19

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Jesus

(Álbum) 12/19

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Bruna Olly / Diante do Trono / Eli Soares / Gerson Borges / Guilherme Borré / Marcos Almeida / Paulo César Baruk / Preto no Branco / Purples / Nívea Soares

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook